Estudos feitos na cidade de São Paulo evidenciam algumas características dos consumidores. A pesquisa foi realizada com 121 pessoas nas feiras destinadas à venda de produtos orgânicos.
Dentre as variáveis analisadas estão: frequência de consumo, fator motivador para o consumo, forma de como tomou conhecimento dos produtos orgânicos.
Frequência de consumo |
Como tomaram conhecimento sobre os produtos |
Fator motivador para o consumo |
Tempo de consumo |
Fica evidente que o consumidor de produtos orgânicos é muito fiel na sua adesão ao produto orgânico, apesar de ser um consumidor recente, cuja reorientação no consumo iniciou-se num período inferior a sete anos. Em sua maioria, esse contingente de consumidores conheceu o produto orgânico através de amigos e, em menor parcela, quando realizava suas caminhadas ou passeios pelo parque em que se realiza a feira. Pode-se inferir que o aumento na divulgação da agricultura orgânica poderá aumentar o número de consumo.
O principal motivo de sua opção desses consumidores de produtos orgânicos é a qualidade dos mesmos no que se refere à saúde.
Finalmente, chama atenção o fato de que a preocupação desses consumidores limita-se quase que tão somente ao seu interesse com a sua saúde e a de sua família, não demonstrando preocupação maior com a dimensão ambiental da agricultura orgânica. Além disso, a pesquisa revelou que esse consumidor, diferentemente de que se poderia esperar, desconhece não só os fundamentos da agricultura orgânica, sua preocupação com a sustentabilidade ecológica e ambiental, mas também é desinformado quanto aos aspectos gerais desse tipo de agricultura.
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